top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Cohen

Grande CONQUISTA do GAC no início do mês do coração! Estratificação do Risco Cardiovascular

O Setembro Vermelho – mês de conscientização mundial de atenção e cuidados a saúde do coração - inicia com uma grande conquista para a prevenção e controle das doenças cardiovasculares!


Foi publicada em 30/08/2022 a portaria nº 511 do Ministério da Saúde, que inclui o procedimento, 03.01.01.038-2 - ESTRATIFICAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR, no Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS.


A Estratificação do Risco Cardiovascular (RVC) é fundamental para reconhecer as pessoas que possuem risco cardiovascular e classificar o risco e vulnerabilidade a partir de suas necessidades, possibilitando a organização das ações individuais e coletivas que a equipe de saúde pode oferecer a população.

Incluir esta estratificação no sistema de saúde nacional era uma das demandas do GAC que vinha sendo discutida com a Diretoria do Departamento de Promoção da Saúde (DEPROS) desde 2021.


Estamos muito felizes com essa importante conquista para o Brasil! As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, mas com prevenção e cuidados conseguiremos mudar essa realidade!










42 visualizações0 comentário
bottom of page