O GAC - Grupo de Advocacy em Cardiovascular foi criado em 2017 e é formado por ONGs sérias e comprometidas que trabalham em conjunto para melhoria no acesso aos tratamentos e qualidade de vida de pacientes com doenças cardiovasculares.
Somos um grupo apartidário e trabalhamos com dois pilares principais, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
- Objetivo 3.4: Até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não-transmissíveis via prevenção e tratamento e promover a saúde mental e bem-estar.
Objetivo 17.17: Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.
Por isso, entender a percepção de cada um dos atores sociais no ecossistema de saúde tem se tornado cada vez mais relevante, tais como percepções e experiências de pacientes, cuidadores, profissionais da saúde, gestores e parlamentares, além de outros, pois isso nos gera dados que dão suporte às demandas da sociedade e fortalecem as estratégias de Advocacy.
Tendo isso em vista, realizamos uma pesquisa que estamos tendo a honra de apresentar seus resultados no 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia e World Congress Cardiology 2022, como pôster.
A pesquisa foi uma das ações da campanha de conscientização sobre o risco cardiovascular (CV) denominada “Faça de Coração – Teste seu Risco Cardiovascular”, como parte da campanha para o Dia Mundial do Coração em 2021. O GAC aplicou a pesquisa na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). O objetivo deste estudo foi verificar a percepção de parlamentares sobre as doenças cardiovasculares e seu impacto na saúde pública no Brasil.
Agradecemos a todos os membros do GAC e em especial à Patrícia Vieira (Associação AHF) por todo o apoio.
Acesse o poster:
Comments