SOBRE NÓS

SOBRE NÓS

O GAC - Grupo de Advocacy em Cardiovascular foi fundado em 2017 e é um movimento inovador, administrado pela Colabore com o Futuro e composto por organizações de pacientes sem fins lucrativos.

O grupo foi criado para atuar nas necessidades dos pacientes não atendidos, como o desafio de se conseguir um diagnóstico preciso e precoce e a dificuldade de acesso à exames e tratamentos. Também temos como objetivo diminuir a alta incidência e mortalidade por essas doenças no Brasil. 

 

Por isso, juntamos as ONGs que tem como foco apoiar os pacientes com doenças cardiovasculares ou  os pacientes com patologias que tem como consequência essas doenças (diabetes e algumas doenças raras, por exemplo) para trabalhar em conjunto, aumentando e fortalecendo a voz dos pacientes. 

 

No GAC, nos reunimos bimestralmente para discutir os desafios e trabalhar em cima de um plano de ação de advocacy que foi criado em conjunto por todos os membros. 

Missão: 

Garantir que a atenção às doenças cardiovasculares seja uma prioridade da Saúde no Brasil, melhorando o acesso ao tratamento e qualidade de vida dos pacientes no país.

Visão:

Diminuir o número de mortes por doenças cardiovasculares em 50% nos próximos 10 anos.

Como trabalhamos

O trabalho do GAC está dividido em dois pilares principais, que estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, abaixo:

Objetivo 3.4: Até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não-transmissíveis via prevenção e tratamento e promover a saúde mental e bem-estar.

Objetivo 17.17: Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias. 

EDUCAÇÃO

No pilar educação, divulgamos informações sobre as doenças cardiovasculares e educamos as pessoas com o objetivo de incentivá-las a adotarem um estilo de vida saudável. O maior foco desse pilar é o de prevenir as doenças cardiovasculares.

No pilar educação, divulgamos informações sobre as doenças cardiovasculares e educamos as pessoas com o objetivo de incentivá-las a adotarem um estilo de vida saudável. O maior foco desse pilar é o de prevenir as doenças cardiovasculares.

SAÚDE

EDUCAÇÃO

No pilar saúde, trabalhamos para melhorar o acesso dos pacientes à um diagnóstico precoce e ao tratamento adequado. 

AÇÕES DO PILAR:

- Campanhas de conscientização

- Capacitação de equipes de saúde para levarem as mensagens para comunidades (fazemos isso por meio de aulas online, podcast, palestras presenciais e formação de multiplicadores)

- Criação de cartilhas e folders para distribuição em escolas, comunidades

AÇÕES DO PILAR:

- Articulação com Secretaria Estadual de São Paulo para atualização do PCDT de hipercolesterolemia familiar

- Campanhas de rastreamento (testes de colesterol, teste de glicemia, avaliação de risco cardiovascular, aferição de pressão arterial e avaliação de risco de diabetes tipo 2)

 

PARTICIPANTES

Governança do GAC:

A Colabore com o Futuro é um negócio social que apoia os esforços da sociedade civil e de instituições públicas e privadas estabelecendo alianças com o objetivo de informar, engajar e mobilizar pessoas em torno de causas.

Desenvolvemos de forma colaborativa estratégias de Comunicação e Marketing, Gestão, Captação de Recursos e Políticas Públicas que possam impactar as expectativas dos nossos parceiros promovendo mudanças no cenário da saúde no Brasil.

Membros do GAC:

A ACTC - Casa do Coração, Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração foi constituída para atender crianças e adolescentes que apresentam quadro clínico de cardiopatia grave. Oferece hospedagem, alimentação e atendimento interdisciplinar para pacientes não residentes na cidade de São Paulo, beneficiárias do Sistema Único de Saúde.

A Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) foi criada por um grupo de pais de crianças e adolescentes com diabetes, que entenderam a importância da educação em diabetes como caminho para dar mais qualidade de vida aos seus filhos. A diabetes resulta num descontrole nos níveis de açúcar no sangue, que, juntamente com a incapacidade de produzir e usar insulina, gera um estado de inflamação. Esse quadro favorece o surgimento de placas de gordura, aumento do colesterol ruim e outras substâncias nas paredes das artérias, restringindo o fluxo sanguíneo. Por isso, o diabetes aumenta as chances das doenças cardiovasculares.

Hipercolesterolemia Familiar é uma doença hereditária, na qual uma alteração genética causa altos níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade, o LDL. É uma das doenças hereditárias mais comuns e leva ao aumento de risco de doenças cardiovasculares. Com o tratamento precoce e adequado, este risco pode ser reduzido significativamente. Em 2014 foi fundada a AHF – Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar, para dar apoio à esses pacientes no Brasil.

O Instituto Vidas Raras foi fundado em  2001 e visa orientar e conscientizar a sociedade e a classe médica sobre a existência de doenças raras, buscando estar presente em centros de tratamento, divulgando e propagando nas mídias sociais, televisivas, escritas e faladas.

Ligue:

11 98126-7666

11 98144-5372

Endereço: 

Rua Pombal, 463

São Paulo/SP