top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Cohen

Conheça algumas ações do Ministério da Saúde para prevenção e controle das Doenças Cardiovasculares






2. Instale o aplicativo ConecteSUS: Já que cuidar da saúde também passa pela manutenção de hábitos saudáveis, principalmente para a prevenção de doenças crônicas, o aplicativo lançou recentemente uma nova funcionalidade: o botão “Peso Saudável”, que traz informações, dicas, teste interativo e calculadora do Índice de Massa Corporal (IMC). O objetivo dessa inovação é informar a população sobre como prevenir o excesso de peso e alertar sobre os riscos da falta de atividade física e da má alimentação.


Ao clicar no botão, localizado no menu inicial do app Conecte SUS, o usuário encontra sete abas diferentes que fazem parte do tema “Peso Saudável”:


• O que é obesidade; • Quais são as causas da obesidade (biológica, social, cultural, comportamental, econômica, políticas públicas, ambiente); • O que é Índice de Massa Corpórea (IMC); • Repercussões da obesidade; • Prevenção e tratamento da obesidade; • Alimente-se de forma adequada e saudável; • Pratique atividade física;


Na parte mais interativa da ferramenta, o usuário tem acesso ao teste “Como está a sua Alimentação?”, que avalia as escolhas do dia a dia e orienta sobre como ter hábitos alimentares mais saudáveis, e a uma calculadora de Índice de Massa Corporal (IMC), que classifica o estado nutricional considerando a relação do peso com a altura da pessoa.

Nas demais abas, é possível acessar dicas, orientações e informações que podem contribuir com um estilo de vida mais saudável. Além disso, o app disponibiliza publicações e podcasts sobre o assunto.


3. Leia o Manual de orientações sobre alimentação cardioprotetora para profissionais da saúde da atenção básica


4. Siga no Instagram o perfil oficial do financiamento federal da Atenção Primária à Saúde



6. Assista o vídeo sobre as Linhas de Cuidado da Secretaria de Atenção Primária

9 visualizações0 comentário
bottom of page